sábado, 21 de outubro de 2017
quinta-feira, 3 de agosto de 2017
terça-feira, 23 de maio de 2017
Avaliação da disciplina
Durante o período, utilizamos as tecnologias e novas ferramentas ao qual é de grande importância a contribuição para o desenvolvimento das atividades passadas e conhecer novos programas para serem inseridas no cotidiano como aluno e docentes em formação, possibilitando realizar aulas e estudos dinâmicos e interativos.
O uso dos softwares e aplicativos na profissão docente são facilitadores para a aplicação das atividades e para trabalhar as temáticas de modo organizado e com vários visuais para entendimento mais claro, principalmente nas séries iniciais onde as crianças estão em um processo de aprendizagem e descobertas e muitas delas apresentam dificuldades para o entendimento do conteúdo e como atualmente as crianças desde de cedo vivem conectadas o uso das Tics nas aulas chamam a atenção e criam um maior interesse para participar das aulas, podendo em cada tema construir uma aula que atinja os alunos nas séries e fixe o conteúdo.
Com o avanço da tecnologia, possibilita adquirir materiais e ferramentas para que os alunos em aula se utilizem das Tics e até mesmo responder tarefas em casa com o auxilio dos pais.
Podemos avaliar que precisamos melhorar na formação de gráficos e mapas, pois tivemos algumas dificuldades para formatação e construção das atividades com os temas propostos, mas por ser algo novo ao decorrer da matéria conseguimos nos habituar com essas ferramentas.
Em suma, a avaliação realizada pelo professor foi organizada e coerente como também nos proporcionou tirar dúvidas de maneira acessível e até mesmo online e pode-se melhorar a questão de nos ensinarmos a formatar os programas.
Lixo no Lixo
Objetivo:
Tarefa:
Recurso:
http://br.youtube.com/watch?v=dEGrxMSAY28
Orientação:
Formar equipes com 4 alunos e elaborar um cenário com objetos, cartazes ou figurinos.
Para a apresentação do teatro ou dança cada equipe terá 5min para se apresentar.
Objetivo:
Conscientizar os alunos sobre a importância de não jogar os resíduos poluentes no meio ambiente mas destina-los para o local certo o lixo e separa-los para coleta seletiva; mantendo hábitos no cotidiano que preservem o meio ambiente limpo e organizado.
Tarefa:
Os alunos deverão assistir o vídeo e fazer uma interpretação do assunto, desenvolver um resumo sobre o tema que vem sendo abordado nas tarefas anteriores. Após isso deverão fazer uma apresentação (teatro ou dança) sobre oque foi aprendido, explicando através de situações do cotidiano.
Recurso:
http://br.youtube.com/watch?v=dEGrxMSAY28
Orientação:
Formar equipes com 4 alunos e elaborar um cenário com objetos, cartazes ou figurinos.
Para a apresentação do teatro ou dança cada equipe terá 5min para se apresentar.
terça-feira, 16 de maio de 2017
Proposta de atividade - Projeto Webquest - VIAGEM VIRTUAL
INTRODUÇÃO
Segundo a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB), realizada em 2008 pelo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 50,8% dos municípios brasileiros possuem como destinação final de seus resíduos sólidos os lixões, 22,5% usam aterros controlados e 27,7% usam aterros sanitários.
O conceito de lixões: são vazadores a céu aberto, que não fornecem nenhum tipo de tratamento adequado para o lixo. A destinação não possui nenhum critério sanitário de proteção ao meio ambiente. Atualmente, o aterro sanitário se bem cuidado, visa minimizar os impactos causados pelos lixões, entende-se por aterro sanitário: uma técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo que não causa danos a saúde pública e ao meio ambiente.
Fazer pesquisas utilizando a viagem virtual na captação de imagens, regiões que explorem o ambiente de lixões e aterros sanitários no território brasileiro, com intuito de conhecer as diferentes perspectivas e tratamento dado ao lixo e ao final, expor seu entendimento no blog do aluno e compartilhar com a turma.
PROCESSO:
Navegar usando o Google Maps, explorando as ferramentas e imagens sobre a temática desenvolvida sobre os lixões e aterros, conhecer através de captação via satélite a realidade encontrada em solo brasileiro, divulgar desde a produção exacerbada do meio em que vivemos até o destino final, de que forma teremos melhor compreensão do destino aos resíduos e reaproveitamento.
RECURSOS:
Acessar a internet nos sites de pesquisa e localizadores virtuais.
LIXÕES A CÉU ABERTO
ATERRO SANITÁRIO
EXEMPLOS DE LOCAIS DE ATERRO SANITÁRIO
ORIENTAÇÃO:
1. Organizar as fotos paisagens comparando os lixões e aterros sanitários em diversas regiões do Brasil e em quais Estados avançaram nas propostas de minimizar os impactos ambientais.
terça-feira, 2 de maio de 2017
TAREFA DO PROJETO WEBQUEST COM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
O uso do blog como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem
A) Construir um blog para publicação das atividades de conscientização sócio ambiental;
3 ° Objetivos:
Os alunos poderão buscar materiais de apoio nas mídias online: reportagens, editoriais, histórias em quadrinhos, desenhos , rádios, entre outros.
O uso do blog como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem
1° Tarefa
A) Construir um blog para publicação das atividades de conscientização sócio ambiental;
2° Mídia Principal a ser utilizada
O computador e aparelhos móveis sendo a utilidade mais específica com acesso a internet.
3 ° Objetivos:
- Estimular a criatividade;
- Engajar o trabalho em equipe e a interação com os amigos de classe;
- Melhorar a comunicação com o professor e os alunos;
- Ter autonomia nas suas postagens, compartilhando suas opiniões sobre os temas abordados;
- Explorar as multimídias nas atividades;
- Realizar suas próprias descobertas e
- Deixar as aulas mais atrativas e dinâmicas.
4° Recursos
Os alunos poderão buscar materiais de apoio nas mídias online: reportagens, editoriais, histórias em quadrinhos, desenhos , rádios, entre outros.
5° Orientação
- Realizar as ilustrações mostrando passo a passo a criação do Blog e explanar sobre a importância da mídia ao seu alcance para a realização das atividades.
- Orientar passo a passo de onde partiu seu projeto de desenvolvimento, desde a introdução, desenvolvimento e a culminância do projeto e a prática.
A) Fazer uma pesquisa sobre a problematização e soluções do tema proposto: LIXO, esta pesquisa envolverá o ambiente escolar, a rua , o meio em que a criança vive e de acordo com a pesquisa fazer uma postagem através de um texto narrativo inserindo imagens, fotos, depoimentos, vídeos , músicas ou propagandas que apresentem o que foi aprendido através dessas experiências.
B) O aluno deverá visitar o blog do seus colegas da turma e interagir através de comentários e acompanhar outros blogs que relacionem o tema lixo.
domingo, 30 de abril de 2017
Vídeo na sala de aula
Tema : Lugar de lixo é no lixo
Introdução:
Nesta atividade iremos usar uma das ferramentas de mídia muito interessante e de fácil compreensão o vídeo que será trabalhado entre os alunos das séries iniciais: a conscientização para a mudança de hábitos no cotidiano no que se refere a preservação do meio ambiente, pois faz-se necessário mostrar para os alunos que quando jogam lixo nas ruas, florestas, rios, praias, no meio ambiente estão contribuindo com a poluição e toda sociedade e a natureza sofrerá as consequências atualmente e também no futuro.
https://www.youtube.com/watch?v=_nd93coWYbk
https://www.youtube.com/watch?v=T0T3mjLzwWc
TAREFA: Em análise ao 2° vídeo os alunos deverão colocar em prática o que foi aprendido, com os videos assistidos em sala de aula.
PROCESSO: Assim, como o vídeo estudado está sendo explicado sobre coleta seletiva, os alunos deverão fazer uma atividade individualmente nesta semana com o auxílio de um adulto, o aluno deverá fazer a separação dos lixos de sua casa na seguinte ordem: orgânicos, vidro, plástico, papel, metal e não reciclável; separando em um saco cada lixo conforme sua classificação. Com isto, o aluno contribuirá com a preservação do meio ambiente e com a reciclagem.
RECURSOS: Pesquisas sobre o lixo em materiais impressos, questionários com familiares e amigos sobre o que entendem de coleta seletiva e quais atitudes no dia a dia realizam para ajudar a descartar os resíduos corretamente.
RECURSOS: Pesquisas sobre o lixo em materiais impressos, questionários com familiares e amigos sobre o que entendem de coleta seletiva e quais atitudes no dia a dia realizam para ajudar a descartar os resíduos corretamente.
ORIENTAÇÃO: Após ter desenvolvido a tarefa, fazer um texto com no min 6 linhas, falando sobre a experiência.
terça-feira, 18 de abril de 2017
1. PROJETO WEBQUEST - CONTEXTUALIZAÇÃO
LIXO: PROBLEMAS E SOLUÇÕES
O lixo é um grave problema que afeta a qualidade de vida do planeta, é importante conhecer o processo desde a produção até o seu destino final. Há inúmeros desafios a serem enfrentados, pois como sabemos a sociedade se multiplica, as cidades crescem desenfreadamente, o consumo é compulsório e consequentemente há o desequilíbrio no ambiente pelas condições de descontrole do lixo. Contudo, é preciso partir da consciência sócio ambiental e praticar as medidas preventivas, eficazes na preservação do ambiente e bem-estar social.
As crianças são as primeiras a ter contato com essa educação que deve ser valorizada em casa, na rua e principalmente nas escolas, respeitando o meio em que vivem, intervindo no equilíbrio da natureza, assim crescerão minimizando impactos ambientais. Alguns dos objetivos de trabalhar com as crianças este tema: tornar visível que qualquer ser humano é um produtor de lixo, que percebam a quantidade de lixo que eles produzem, identificar formas de reciclar lixo, diferenciar os tipos de lixo e de quais as soluções apresentadas diante da problemática.
2. ATIVIDADE DE PESQUISA EM REVISTA ONLINE - SOBRE O LIXO
O TEMA DA TAREFA: Explorando as ferramentas Online para a educação sócio ambiental.
OBJETIVO: Conscientizar sobre a importância de reciclar para transformar o meio em que vivem, entendendo que fazendo a sua parte agregará exemplos com ações efetivas para a escola e sociedade.
REPORTAGEM SELECIONADA: 85% dos brasileiros não têm acesso a coleta seletiva.
LINK: 85% dos brasileiros não tem acesso a coletiva seletiva.
PROPOSTA DE ATIVIDADE: Conhecer, desenvolver e concluir as tarefas propostas sobre a temática: LIXO e coleta seletiva.
TAREFAS:
1. Entender a importância da temática que envolve o lixo;
2. Pesquisar amplamente os problemas envolvidos na relação consciência ambiental - social e
3. Buscar soluções preventivas, propositivas e executáveis com o tema: coleta seletiva.
PROCESSO:
1° Buscar informações aprofundadas sobre o tema que o possa instruir (uso de livros e multimídia).
2° Fazer o levantamento das problematizações e apresentar as soluções (de onde parte e a culminância).
3° Divulgar os resultados das pesquisas e compartilhar nas redes o projeto escolar e para além da escola (apresentação em sala de aula e postagem no blog do aluno/dupla).
RECURSOS:
1. Poderá usar materiais digitais através de sites de pesquisa no computador, explorando as ferramentas e programas disponíveis.
2. Leituras de materiais didáticos para leitura (com o tema envolvendo o meio ambiente).
3. Realizar entrevistas de perguntas e respostas (na escola e em casa) afim de elaborar dinâmicas via web gincana.
4. Idealizar e colocar em ação por meio de vídeos ou fotografias sobre as soluções executáveis sobre o problema: lixo e publicar em blog do aluno, convocando os colegas e escola para a exposição e debate para a melhoria da qualidade de vida de todos.
ORIENTAÇÃO:
As crianças são as primeiras a ter contato com essa educação que deve ser valorizada em casa, na rua e principalmente nas escolas, respeitando o meio em que vivem, intervindo no equilíbrio da natureza, assim crescerão minimizando impactos ambientais. Alguns dos objetivos de trabalhar com as crianças este tema: tornar visível que qualquer ser humano é um produtor de lixo, que percebam a quantidade de lixo que eles produzem, identificar formas de reciclar lixo, diferenciar os tipos de lixo e de quais as soluções apresentadas diante da problemática.
2. ATIVIDADE DE PESQUISA EM REVISTA ONLINE - SOBRE O LIXO
O TEMA DA TAREFA: Explorando as ferramentas Online para a educação sócio ambiental.
OBJETIVO: Conscientizar sobre a importância de reciclar para transformar o meio em que vivem, entendendo que fazendo a sua parte agregará exemplos com ações efetivas para a escola e sociedade.
REPORTAGEM SELECIONADA: 85% dos brasileiros não têm acesso a coleta seletiva.
LINK: 85% dos brasileiros não tem acesso a coletiva seletiva.
PROPOSTA DE ATIVIDADE: Conhecer, desenvolver e concluir as tarefas propostas sobre a temática: LIXO e coleta seletiva.
TAREFAS:
1. Entender a importância da temática que envolve o lixo;
2. Pesquisar amplamente os problemas envolvidos na relação consciência ambiental - social e
3. Buscar soluções preventivas, propositivas e executáveis com o tema: coleta seletiva.
PROCESSO:
1° Buscar informações aprofundadas sobre o tema que o possa instruir (uso de livros e multimídia).
2° Fazer o levantamento das problematizações e apresentar as soluções (de onde parte e a culminância).
3° Divulgar os resultados das pesquisas e compartilhar nas redes o projeto escolar e para além da escola (apresentação em sala de aula e postagem no blog do aluno/dupla).
RECURSOS:
1. Poderá usar materiais digitais através de sites de pesquisa no computador, explorando as ferramentas e programas disponíveis.
2. Leituras de materiais didáticos para leitura (com o tema envolvendo o meio ambiente).
3. Realizar entrevistas de perguntas e respostas (na escola e em casa) afim de elaborar dinâmicas via web gincana.
4. Idealizar e colocar em ação por meio de vídeos ou fotografias sobre as soluções executáveis sobre o problema: lixo e publicar em blog do aluno, convocando os colegas e escola para a exposição e debate para a melhoria da qualidade de vida de todos.
ORIENTAÇÃO:
1. Organizar a pesquisa, atribuir objetivos e soluções, ao final, expondo a temática em blog do aluno, compartilhando com a turma a proposta de minimizar os impactos ambientais.
terça-feira, 11 de abril de 2017
Projetos Didáticos com Internet
1- O que significa trabalhar com projetos didáticos?
Trabalhar com o aluno de maneira que saia do convencional da sala de aula e venha a integrar o que se fala com a prática, construindo indivíduos com autonomia e disciplina, estimulando novos saberes.
2- Por que trabalhar com projetos nas aulas com TIC?
Para incentivar a pesquisa de assuntos relevantes com atividades que proporcionem ao aluno a criatividade e interatividade permitindo um progresso através das ferramentas que o professor se utiliza ligados a rede que estão sempre se atualizando e gerando mais conhecimento.
3- O tema de um projeto é escolhido pelos alunos, pelo professor ou coletivamente?
O professor aponta os tópicos (temas relevantes) e coletivamente é escolhido o tema que tem maior identificação.
4- Um projeto didático precisa ser interdisciplinar?
Pode-se então escolher um tema desenvolvendo-o especificamente ou associando aos diversos assuntos referentes ao conteúdo.
5- Como é feita a avaliação do que os alunos aprendem com o projeto pedagógico?
A avaliação associada ao conhecimento das habilidades e a utilização efetiva da própria tecnologia e através de um padrão escolhido pelo professor.
Tendo em vista que os jovens cada vez mais se integram à comunicação de forma ágil a produzir dinâmicas originais de estudo é importante que os meios de interação usando a internet e seus inúmeros recursos possa proporcionar meios de ampliar os conhecimentos pedagógicos de qualidade nos estudos, voltadas para as habilidades cognitivas com certos limites. Com a Web gincanas as descobertas intuitivas são o ponto chave, as experiências e conhecimentos prévios auxiliam nas respostas curtas. Exemplificando: o professor escolhe o assunto, seleciona fontes na web, elabora perguntas, estabelece um sistema de pontuação e então publica-se desafios na página da web.
sexta-feira, 17 de março de 2017
Homo Zappies: Jovens Multitarefas
Entendemos que o Homo Zappiens é o resultado da geração modificada ao longo do tempo, a iniciação e apresentação as tecnologias nos encarregam a reconhecer dois tipos de indivíduos solidificados na sociedade atual: os nativos digitais e os imigrantes digitais.
Pensa-se em tempos embebidos de necessidades que testifiquem a celeridade e eficiência ao realizar múltiplas tarefas, entendidos: jovens multitarefa, processando ativamente as informações, análogos as estratégias de jogos que fomentam a comunicação rápida, aprendem jogando. Aprendem explorando, não leem manuais, aprendem compartilhando. Com a sociedade digital o enfrentamento são as questões da melhor qualidade ao planejar estratégias nas escolas, universidades e abordar os conteúdos de modo mais atrativos. Alguns autores defendem que esse jovem se dispersa com facilidade quando muda a atividade (ex; checar e-mails, responder questões, acessar as redes sociais, simultaneamente), resultando em concentração reduzida, o declínio no desempenho na leitura e escrita, dessa forma o rendimento escolar apresenta-se em desaceleração em tempos presentes.
Destacamos três habilidades práticas da geração digital/ Homo Zappies: São colaborativos, se apoiam na necessidade as experiências conseguidas em equipe, voltados ao entretenimento: buscam uma forma mais prazerosa e divertida no acesso as informações e acentuam as inovações: usam da criatividade para manter-se ligados e perceptíveis na vida digital.
Os professores são convocados a elaborar planejamentos estratégicos em um novo desafio, utilizando a imaginação e criatividade dos jovens com os recursos em sala de aula com ideias dinâmicas, mas despertando atenção que o excesso de conhecimento exclusivo a internet não pode ultrapassar as formas revolucionárias e teorizadas da educação tradicional.
terça-feira, 7 de março de 2017
História em Quadrinhos - Cyberbulling
CYBERBULLING: O RISCO DAS REDES
a) Descrição do tema escolhido.
ALUNA/FILHO 1: Teodoro, 11 anos. Tímido, têm poucos amigos, religioso e tem bom desempenho escolar, elogiado pelos professores e representante da sua turma.
ALUNA/FILHA 2: Joana, 12 anos. Destemida, convive com colegas mais velhos, fala alto, impositiva, raivosa , chama atenção dos outros por ser líder na escola e representante de turma.
PAIS DO TEODORO (PAI: JOSÉ E MÃE: BEL): Preocupados e atentos ao comportamento do filho, trabalham fora, mas prioriza o diálogo em casa e escola.
PROFESSORA (MÁRCIA): Mediadora de conflitos e com propostas de prevenção e cuidado. Tem o diálogo como proposta e de modo reflexivo. Coloca em prática os projetos educacionais voltados ao combate de ofensas seja psicológica, físicas ou virtual.
a) Descrição do tema escolhido.
A contemporaneidade traz à tona a exposição e relação frequente das crianças acessíveis ao mundo digital, a preocupação é de como estão acessando a internet - tem limites ou não - e ainda quais os dispositivos são usados (pc, celular, tablet), e os lugares (se longe dos pais, trancados no quarto). Antes que o mal aconteça é preciso colocar regras de convivência também na rede, saber do filho e aluno se o uso das redes lhes favorecem ou prejudicam. É necessário a vigilância constante da escola, pais e pessoas próximas, observando comportamentos estranhos de irritabilidade e isolamento social. A campanha de conscientização contra qualquer tipo de agressão, e o que daremos ênfase: CYBERBULLING.
b) Apresentação dos personagens.
c) Apresentação do ambiente (cenário).
ESCOLA (João Marcelino): Pública, ensino de educação básica, os alunos em tempo livre usam os meios de mídias sociais (portáteis). Tem o conselho de classe e uma gestão aberta as discussões trazidas pelos pais e colaboram com ações preventivas /repreensivas a qualquer forma de agressão moral aos alunos.
CASA: No quarto, onde fica o notebook e internet para acessar. Os pais do Teodoro determinam o tempo regrado no acesso. Entretanto, no quarto da Joana: é ilimitado o acesso as redes e se caso pedirem para sair do quarto e brincar como uma criança normal, mostra-se nervosa.
d) Desenvolvimento da relação entre os personagens e o ambiente.
No 1° Quadrinho: A escola e os personagens Joana e Teodoro. A Joana com seu grupo passam a fazer ofensas e ameaças quando observam o Teodoro sentado sozinho, estudando. Teodoro rebate pedindo que o deixe em paz.
No 2° Quadrinho: Em casa, no quarto, Teodoro se isola, triste e se acha culpado pelas agressões. O pai, José, acha estranho o comportamento e percebe que o filho não saiu do quarto para recebe-los após um dia de ausência pelo trabalho.
No 3° Quadrinho: Pela manhã, no quarto. Teodoro abre o blog da escola e se depara com sua imagem desfigurada e descrições absurdas ao seu respeito. Obs.: anonimato da postagem. A Mãe chega chamando-o para escola, mas percebe que o filho está triste.
No 4° Quadrinho: Os Pais de Teodoro chegam a noite para conversar e entender o que acontece com o filho, e Teodoro com olhos marejados e voz embargada e dialoga com os pais e expões suas angústias e que não consegue ficar em paz na escola e em casa, pois sofre constantes agressões morais e desconhece o autor, pois quem posta não se identifica.
No 5° Quadrinho: Os Pais do Teodoro buscam ajuda na escola com os gestores, e sim há um compromisso da escola em tomar medidas urgentes para então apagar de vez esse estranhamento entre alunos e pais.
No 6° Quadrinho: A escola firma a responsabilidade para apurar os fatos e buscar observar o perfil de alunos que porventura poderiam manifestar tais perversidades de agressões pessoais e morais.
No 7° Quadrinho: No dia seguinte, Teodoro, já não quer ir à escola, sente-se constrangido e inseguro de que o autor das agressões possam ainda mais ferir sua reputação. A mãe exige que o filho não se esconda.
No 8° Quadrinho: Os professores e comandando a turma a professora Márcia, juntos abrem a discussão em todo a escola de conscientização a repreensão as violências físicas e psicológicas.
No 9° Quadrinho: No quarto, a Joana volta à atacar anonimamente o seu alvo: Teodoro, em tom de vingança.
No 10° Quadrinho: Teodoro visualiza essas mensagens, mas dessa vez não se intimida, percebe que ele não é culpado pelos fatos e sim, que a pessoa que queira seu mal não pode ficar impune e mostra as mensagens aos professores e pais.
No 11° Quadrinho: Há um desfecho proveitoso, as mensagens e imagens foram excluídas da rede e a vida social do Teodoro. Tranquilo em casa e na escola, o rendimento é cada dia melhor. "A vida muda quando mudamos de posição (não somos culpados), melhorar a vida dos outros com o nosso exemplo".
No 12° Quadrinho: A Joana é aconselhada pela professora Márcia, ao qual relata que já conhece os fatos e que por descumprir regras de bom comportamento dentro e fora da sala, será acompanhada por psicopedagogo. E Joana promete: "a partir desse momento, não participarei da destruição da vida dos meus colegas", Cyberbulling não é brincadeira!
No 12° Quadrinho: A Joana é aconselhada pela professora Márcia, ao qual relata que já conhece os fatos e que por descumprir regras de bom comportamento dentro e fora da sala, será acompanhada por psicopedagogo. E Joana promete: "a partir desse momento, não participarei da destruição da vida dos meus colegas", Cyberbulling não é brincadeira!
e) Apresentação de uma situação problema.
Podemos observar que os Pais ou responsáveis em muitas vezes não estão atentos com a navegação de seus filhos nas redes e com o perfil psicológico que seus filhos estão desenvolvendo, não são atenciosos como está sendo o seu convívio social: com os colegas de turma, familiares e amigos, porque caso uma criança esteja demonstrando um afastamento dos outros, uma personalidade forte, jeito diferente de se relacionar, cabem aos responsáveis avaliar o que tem desencadeado este comportamento para evitar que outras pessoas sejam prejudicadas e até mesmo qual fator motivou a criança a se tornar uma pessoa preconceituosa e que tem prazer em ofender o outro.
Podemos observar que os Pais ou responsáveis em muitas vezes não estão atentos com a navegação de seus filhos nas redes e com o perfil psicológico que seus filhos estão desenvolvendo, não são atenciosos como está sendo o seu convívio social: com os colegas de turma, familiares e amigos, porque caso uma criança esteja demonstrando um afastamento dos outros, uma personalidade forte, jeito diferente de se relacionar, cabem aos responsáveis avaliar o que tem desencadeado este comportamento para evitar que outras pessoas sejam prejudicadas e até mesmo qual fator motivou a criança a se tornar uma pessoa preconceituosa e que tem prazer em ofender o outro.
f) Ampliação da situação problema até chegar ao ponto alto da história.
Com a falta desta fiscalização dos pais, uma criança que ainda não tem maturidade para usar a rede pode fazer o mau uso delas e também do outro lado ser vítima de situações desagradáveis. Na História de Teodoro e Joana percebemos que a Professora Márcia irá exercer um papel fundamental como Educadora sendo atuante na conscientização contra o CYBERBULLING, cria regras contra essas agressões na rede e retira todas as imagens, e com o apoio e cuidado dos pais o Teodoro vai retomando a sua vida normal, minimizando os efeitos do momento complicado que passou.
g) Condução da história até a solução do problema e encerramento da história.
Depois de tomadas as ações necessárias para acabar com as práticas de bulling pela rede a Joana passa a ter um acompanhamento com um psicopedagogo e os pais foram alertados sobre o que havia acontecido. As Professoras acompanhando de perto o convívio de Joana com os colegas e até mesmo com o próprio Teodoro,com este ocorrido a escola ficou conscientizada sobre a importância de usar as tecnologias de maneira saudável e que uma criança precisa está sendo vigiada por um adulto enquanto estiver conectada.
segue abaixo a história em quadrinhos
terça-feira, 14 de fevereiro de 2017
CRIANÇAS E A GERAÇÃO DIGITAL
TEXTO REFLEXIVO SOBRE AS CRIANÇAS E A GERAÇÃO DIGITAL
Em 2003, constituía-se a infância altamente conectada, existindo as brincadeiras 'tradicionais', porém priorizando o uso da mídia, em especial a televisão (TV). O que deixa os pais preocupados é a alienação do que é mostrado em excesso, ditando modelos que para ser bem visto terá que fazer parte. O que acontece de forma espontânea é que os pais precisam trabalhar e estando fora da realidade dessas crianças se veem também refém da culpabilidade, a família distante e agora se volta para os filhos atendendo os desejos de consumo e praticidade, os pedidos de mesadas, passeios e lanches permanentemente na prática familiar e estimulado pela facilidade ao acesso de cartões de crédito e as melhores formas de pagamento ao qual colaboram para o fomento do consumismo.
É desejável que os pais se atentem aos exageros e possam colocar limites e ensinamentos que ser moderados também é válido nos dias de expansão capitalista.
Em 2008, as crianças desenvolvem seus diferentes comportamentos com o uso da internet em ascensão. A pré-adolescência é marcada para as meninas com os blogs (diário), característica da personalidade feminina: facilidade ao diálogo mesmo que virtual e construir novas amizades, contrapondo-se, os garotos desde cedo disputam tudo, incluídos fortemente os jogos online (games) com os amigos. Demostram assim que ao estar conectados vão ser aceitos no grupo cibernéticos, os meninos sentem instigados pelo novo, o que é interessante a imaginação e competitividade.
Nesse mesmo ano, é denominado os nativos digitais que nascem relacionados à tecnologia e esses buscam aprofundar em outras culturas e costumes; pensa-se em outro ponto os imigrantes que chegam tardiamente na era digital e se adaptam. Esses modelos de agir frente a era digital o filósofo Pierre Levy, diz: para as crianças "estar no mundo é estar conectado". E isso dá uma sensação de tranquilidade.
Visto que são inseparáveis as crianças do relacionamento virtual, é feito o questionamento: ter amigos virtuais é seguro? Eis a atenção com essas crianças que estão em idade que procuram a auto aceitação, e que também declaram seus sentimentos mais íntimos e são encorajados a expor na rede. É com relação a essa preocupação que os pais e adultos passam a fiscalizar os acessos duvidosos a sites pornográficos e pedofilia.
É fundamental que constantemente percebam (adultos) a hora de intervir e com clareza explicar sobre os limites que devem obedecer para impedir que só reservem tempo com os amigos virtuais e deixem em segundo plano, a escola e família. É preciso conhecer um mundo coletivo, sociável e sair da vida solitária cibernética e exagerada.
No ano de 2015, o mundo digital está inserida em casa, escolas, cada vez mais precoces, os equipamentos como os smartphones, tablets e videogames, estão amplamente difundidos e acessíveis as crianças. Entende-se o quão é intenso e influenciável o mundo tecnológico na vida das crianças, os pais devem estar abertos ao diálogo, ao qual com transparência possam explanar os benefícios ao utilizar as convergências de mídias e quais os malefícios poderão ocasionar se descumprir o correto (efetivo) manuseio de tais ferramentas. Enfim, despertá-los que o isolamento, a irritabilidade e má postura prejudicará seu andamento no processo de desenvolvimento, por outro lado se interagir de modo confiável e educativo, favorecerá o bom desempenho social e familiar.
Abaixo as fotos (com os anos respectivos), que retratam a contemporaneidade, a relação mídia e crianças : influências na vida social, econômica e educativa:
Abaixo as fotos (com os anos respectivos), que retratam a contemporaneidade, a relação mídia e crianças : influências na vida social, econômica e educativa:
Pais atendendo os desejos de consumo dos filhos, 2003.
As crianças priorizando o uso da TV, 2003.
A criança e influências da mídia (TV), os passeios e lanches mais caros, 2003.
A mídia televisiva contribuindo para o excessivo consumo das famílias, 2003.
Crianças precocemente em contato com as mídias portáteis, 2008.
Na ascensão da conexão mais acessível, ter atenção ao conteúdo explorado, 2008.
A explosão dos smartphones nas mãos das crianças e adolescentes, 2015.
Os jogos online são meios de distração todo o tempo para as crianças, 2015.
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017
O TEMPO E O PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL
TEXTO REFLEXIVO SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL:
O primeiro contato com a informatização foi em 2000, matriculei no curso básico de informática e percebi que no decorrer das aulas as expectativas eram de superar as dificuldades e aceitar os desafios apresentados, pois ainda não praticava por ausência de computador em casa. Quatro anos depois, em 2004, ao entrar na faculdade adquiri com o tempo a vivência na prática e de forma constante usando os recursos de informática para os trabalhos acadêmicos. Até então, é quase um estudo diário proposto para acompanhar os tempos digitais utilizando diariamente as ferramentas disponíveis e interagindo com esse meio desafiador. Percebe-se a necessidade de integrar os saberes teóricos e práticos da informatização e construirmos mais segurança ao manipular os recursos tecnológicos.
Aline Fernanda Silva Pereira, 30 anos, educanda de Pedagogia.
O início da
utilização das tecnologias veio a partir de 2002 onde na minha infância possuíamos
TV e era um meio de entretenimento para assistir desenhos e filmes, mas
ficávamos muito limitados apenas as programações da TV, e tínhamos poucas
condições financeiras para comprar o aparelho de DVD, mas após 2 a 3 anos
conseguimos adquirir. Em 2008, veio a Linha telefônica da minha casa, facilitou
bastante o contato com familiares que moravam distante pois ainda não fazíamos o
uso dos aparelhos eletrônicos. Lembro-me que em 2011 começou um curto curso de
informática na Escola do Bairro e aprendi noções básicas de como se utilizar um
computador, não tinha facilidade para digitar e acessar sites ou até mesmo
ligar e desligar o computador. Todavia, em 2012 comecei a necessitar cada vez
mais da informática para trabalhos escolares e navegar nas redes sociais que
estavam em alta e permitindo ter uma comunicação rápida e dinâmica para ter
acesso era necessário ir as Lan Houses o que gastava muito dinheiro para
impressões e as horas conectados. Já no ano de 2013, consegui o primeiro celular
digital assim tinha dificuldade para digitar as mensagens e até mesmo usar os
programas de configurações pois não tinha o hábito de usar este modelo toque
digital. Logo em 2014 o avanço das TIC foi cada vez mais sendo necessário para
o mercado de trabalho para obter habilidades nesta área. Então, entrei em um curso
de informática e fui desenvolvendo várias habilidades, pois no cotidiano de uma
empresa sempre é usado esses meios para o andamento dos processos e trabalhos.
Em 2015, conseguimos possuir um computador que facilitou ainda mais para
adquirir conhecimentos, e ajudar desde então na carreira acadêmica e
Profissional.
Alana dos Santos Silva, 20 anos, educanda de Pedagogia.
Imagens que retratam a nossa história no mundo tecnológico: Vamos iniciar expondo os anos e rápidas lembranças da vida integrada à tecnologia disponíveis para o nosso tempo e condições materiais.
OBS.: Fotos do 1° até 12° retratando a inclusão aos equipamentos e mídias (Aline Fernanda)
Fotos do 1° ao 5° retratando a inclusão aos equipamento e mídias (Alana dos Santos)
2. Em 1994, ouvir
no walkman as músicas preferidas e fitas K7 era a seu tempo o máximo de entretenimento:
3. Em 1992, relembrando os tempos com a família e a infância com este telefone ( e até hoje temos em casa ):
4. Em 1996, Walkman tocando o CD, as viagens em férias nos faz voltar no tempo:
5. Morando com a avó, em 1999, e o telefone de discar era assim:
6. Em 2004, o celular auge da nossa época :
7. Uso de Disquetes
em 2005:
8. Jogando Videogame (Nitendo) com os irmãos, 2006.
11. Em 2012, o uso
de notebook para fins de trabalho acadêmicos e profissionais:
12. Em 2013, a aquisição de modelos ( dispositivo móvel) e a convergência de mídia:
1 .
Aproximadamente em 2002, a TV da minha infância que
deixava eu e meus irmãos conectados com
os desenhos e filmes:
2. Em 2005, conseguimos possuir o
Aparelho de Dvd uma novidade maravilhosa, pois gostávamos muito de ver em vídeo os
nossos cantores preferidos e assistir vários outros filmes:
Assinar:
Postagens (Atom)