terça-feira, 7 de março de 2017

História em Quadrinhos - Cyberbulling

CYBERBULLING: O RISCO DAS REDES

a) Descrição do tema escolhido.

    A contemporaneidade traz à tona a exposição e relação frequente das crianças acessíveis ao mundo digital, a preocupação é de como estão acessando a internet - tem limites ou não - e ainda quais os dispositivos são usados (pc, celular, tablet), e os lugares (se longe dos pais, trancados no quarto). Antes que o mal aconteça é preciso colocar regras de convivência também na rede, saber do filho e aluno se o uso das redes lhes favorecem ou prejudicam. É necessário a vigilância constante da escola, pais e pessoas próximas, observando comportamentos estranhos de irritabilidade e isolamento social. A campanha de conscientização contra qualquer tipo de agressão, e o que daremos ênfase: CYBERBULLING.

b) Apresentação dos personagens.

ALUNA/FILHO 1: Teodoro, 11 anos. Tímido, têm poucos amigos, religioso e tem bom desempenho escolar, elogiado pelos professores e representante da sua turma.
ALUNA/FILHA 2: Joana, 12 anos. Destemida, convive com colegas mais velhos, fala alto, impositiva, raivosa , chama atenção dos outros por ser líder na escola e representante de turma.
PAIS DO TEODORO (PAI: JOSÉ E MÃE: BEL): Preocupados e atentos ao comportamento do filho, trabalham fora, mas prioriza o diálogo em casa e escola.
PROFESSORA (MÁRCIA): Mediadora de conflitos e com propostas de prevenção e cuidado. Tem o diálogo como proposta e de modo reflexivo. Coloca em prática os projetos educacionais voltados ao combate de ofensas seja psicológica, físicas ou virtual.

c) Apresentação do ambiente (cenário).

ESCOLA (João Marcelino): Pública, ensino de educação básica, os alunos em tempo livre usam os meios de mídias sociais (portáteis). Tem o conselho de classe e uma gestão aberta as discussões trazidas pelos pais e colaboram com ações preventivas /repreensivas a qualquer forma de agressão moral aos alunos.
CASA: No quarto, onde fica o notebook e internet para acessar. Os pais do Teodoro determinam o tempo regrado no acesso. Entretanto, no quarto da Joana: é ilimitado o acesso as redes e se caso pedirem para sair do quarto e brincar como uma criança normal, mostra-se nervosa.


d) Desenvolvimento da relação entre os personagens e o ambiente.

No 1° Quadrinho: A escola e os personagens Joana e Teodoro. A Joana com seu grupo passam a fazer ofensas e ameaças quando observam o Teodoro sentado sozinho, estudando. Teodoro rebate pedindo que o deixe em paz.
No 2° Quadrinho: Em casa, no quarto, Teodoro se isola, triste e se acha culpado pelas agressões. O pai, José, acha estranho o comportamento e percebe que o filho não saiu do quarto para recebe-los após um dia de ausência pelo trabalho.
No 3° Quadrinho: Pela manhã, no quarto. Teodoro abre o blog da escola e se depara com sua imagem desfigurada e descrições absurdas ao seu respeito. Obs.: anonimato da postagem. A Mãe chega chamando-o para escola, mas percebe que o filho está triste.
No 4° Quadrinho: Os Pais de Teodoro chegam a noite para conversar e entender o que acontece com o filho, e Teodoro com olhos marejados e voz embargada e dialoga com os pais e expões suas angústias e que não consegue ficar em paz na escola e em casa, pois sofre constantes agressões morais e desconhece o autor, pois quem posta não se identifica.
No 5° Quadrinho: Os Pais do Teodoro buscam ajuda na escola com os gestores, e sim há um compromisso da escola em tomar medidas urgentes para então apagar de vez esse estranhamento entre alunos e pais.
No 6° Quadrinho: A escola firma a responsabilidade para apurar os fatos e buscar  observar o perfil de alunos que porventura poderiam manifestar tais perversidades de agressões pessoais e morais.
No 7° Quadrinho: No dia seguinte, Teodoro, já não quer ir à escola, sente-se constrangido e inseguro de que o autor das agressões possam ainda mais ferir sua reputação. A mãe exige que o filho não se esconda.
No 8° Quadrinho: Os professores e comandando a turma a professora Márcia, juntos abrem a discussão em todo a escola de conscientização a repreensão as violências físicas e psicológicas.
No 9° Quadrinho: No quarto, a Joana volta à atacar anonimamente o seu alvo: Teodoro, em tom de vingança.
No 10° Quadrinho: Teodoro visualiza essas mensagens, mas dessa vez não se intimida, percebe que ele não é culpado pelos fatos e sim, que a pessoa que queira seu mal não pode ficar impune e mostra as mensagens aos professores e pais.
No 11° Quadrinho: Há um desfecho proveitoso, as mensagens e imagens foram excluídas da rede e a vida social do Teodoro. Tranquilo em casa e na escola, o rendimento é cada dia melhor. "A vida muda quando mudamos de posição (não somos culpados),  melhorar a vida dos outros com o nosso exemplo".
No 12° Quadrinho: A Joana é aconselhada pela professora Márcia, ao qual relata que já conhece os fatos e que por descumprir regras de bom comportamento dentro e fora da sala, será acompanhada por psicopedagogo. E Joana promete: "a partir desse momento, não participarei da destruição da vida dos meus colegas", Cyberbulling não é brincadeira!

e) Apresentação de uma situação problema.

    Podemos observar que os Pais ou responsáveis em muitas vezes não estão atentos com a navegação de seus filhos nas redes e com o perfil psicológico que seus filhos estão desenvolvendo, não são atenciosos como está sendo o seu convívio social: com os colegas de turma, familiares e amigos, porque caso uma criança esteja demonstrando um afastamento dos outros, uma personalidade forte, jeito diferente de se relacionar, cabem aos responsáveis avaliar o  que tem desencadeado este comportamento para evitar que outras pessoas sejam prejudicadas e até mesmo qual fator motivou a criança a se tornar uma pessoa preconceituosa e que tem prazer em ofender o outro. 

f) Ampliação da situação problema até chegar ao ponto alto da história.

    Com a falta desta fiscalização dos pais, uma criança que ainda não tem maturidade para usar a rede pode fazer o mau uso delas e também do outro lado ser vítima de situações desagradáveis. Na História de Teodoro e Joana percebemos que a Professora Márcia irá exercer um papel fundamental como Educadora sendo atuante na conscientização contra o CYBERBULLING,  cria regras contra essas agressões na rede e retira todas as imagens, e com o apoio e cuidado dos pais o Teodoro vai retomando a sua vida normal,  minimizando os efeitos do momento complicado que passou.

g) Condução da história até a solução do problema e encerramento da história.

     Depois de tomadas as ações necessárias para acabar com as práticas de bulling pela rede a Joana passa a ter um acompanhamento com um psicopedagogo e os pais foram alertados sobre o que havia acontecido. As Professoras acompanhando de perto o convívio de Joana com os colegas e até mesmo com o próprio Teodoro,com este ocorrido a escola ficou conscientizada sobre a importância de usar as tecnologias de maneira saudável e que uma criança precisa está sendo vigiada por um adulto enquanto estiver conectada.

segue abaixo a história em quadrinhos 

















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