terça-feira, 16 de maio de 2017


Proposta de atividade - Projeto Webquest - VIAGEM VIRTUAL

INTRODUÇÃO


Segundo a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB), realizada em 2008 pelo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 50,8% dos municípios brasileiros possuem como destinação final de seus resíduos sólidos os lixões, 22,5% usam aterros controlados e 27,7% usam aterros sanitários.
O conceito de lixões: são vazadores a céu aberto, que não fornecem nenhum tipo de tratamento adequado para o lixo. A destinação não possui nenhum critério sanitário de proteção ao meio ambiente. Atualmente, o aterro sanitário se bem cuidado, visa minimizar os impactos causados pelos lixões, entende-se por aterro sanitário: uma técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo que não causa danos a saúde pública e ao meio ambiente.


TAREFA: Google Maps (https://maps.google.com.br/)

Fazer pesquisas utilizando a viagem virtual na captação de imagens, regiões que explorem o ambiente de lixões e aterros sanitários no território brasileiro, com intuito de  conhecer as diferentes perspectivas e tratamento dado ao lixo e ao final, expor seu entendimento no blog do aluno e compartilhar com a turma.

PROCESSO:

Navegar usando o Google Maps, explorando as ferramentas e imagens sobre a temática desenvolvida sobre os lixões e aterros, conhecer através de captação via satélite a realidade encontrada em solo brasileiro, divulgar  desde a produção exacerbada do meio em que vivemos até o destino final, de que forma teremos melhor compreensão do destino aos resíduos e reaproveitamento.

RECURSOS:

Acessar a internet nos sites de pesquisa e localizadores virtuais.





LIXÕES A CÉU ABERTO

ATERRO SANITÁRIO




EXEMPLOS DE LOCAIS DE ATERRO SANITÁRIO


                                                              INCINERAÇÃO DE LIXO




ORIENTAÇÃO:

1. Organizar as fotos paisagens  comparando os lixões e aterros sanitários em diversas regiões do Brasil e em quais Estados avançaram nas propostas de minimizar os impactos ambientais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário